Partilhe esta Página

   O idoso merece respeito não pelos cabelos brancos ou pela idade, mas pelas tarefas e empenhos, trabalhos e suores do caminho já percorrido na vida.
(Rabi Yaacov ben Shimon).

 

 Envelhecer ainda é a única maneira que se descobriu de viver muito tempo.
(Charles Saint-Beuve).

 

Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.

Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um de outro se há-de lembrar.

Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.

Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.

Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente.
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.

Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

(Albert Einstein)

 

 

 


 

Este site foi idealizado e criado por

Hélion P. S. de Menezes

 

FONES

(15) 3222 2779,

(15) 98180 7419

e (15) 98133 6458

 

Para mandar-lhe um e-mail clique no ícone abaixo

 

 


 


 

 

 


TÉCNICO DE ENFERMAGEM
TÉCNICO DE ENFERMAGEM

 

 

O que é um técnico em enfermagem

publicado em 28 setembro , 2011

“Técnico de enfermagem não é uma profissão para qualquer um. Requer conhecimento em áreas da ciência biológica, conhecimento que o aluno adquire durante o curso. Mas, acima de tudo, quem quer ser técnico em enfermagem tem que ter amor pelo ser humano, pela vida,” diz Aurilene Vasconcelos, diretora da EEEP Paulo Petrola.

E ela está certa. O técnico de enfermagem é quem realiza no dia a dia o atendimento a pacientes junto com enfermeiros. Para realizar tal tarefa, o técnico precisa de um curso de qualificação que irá preparar o profissional para ter conhecimento de tratamento de pacientes, técnicas de assepsia (como limpar ou desinfectar), conhecer todos os tipos de instrumentos cirúrgicos, entre outras qualificações que o ajudem a desenvolver de forma correta e competente a sua função.

O técnico em enfermagem também é um profissional extremamente recomendado para o trabalho com idosos. Já tendo a função de ajudar a pacientes, o técnico pode se especializar com cursos gratuitos oferecidos em Fortaleza no cuidado com idosos.

 

POR QUE SER UM TÉCNICO EM ENFERMAGEM

O mercado de trabalho para o técnico de enfermagem não é restrito apenas aos hospitais. O profissional pode atuar em postos de saúde, laboratórios, spas, ambulatórios de empresas, asilos, e com “home care” (atendimento em domicílio). O profissional também pode atuar na área da saúde ocupacional, como técnico em enfermagem do trabalho. Para isso, o Ministério do Trabalho e Emprego exige uma formação especifica, que pode ser feita com uma especialização.

Para se ter uma idéia da necessidade do profissional no mercado, é ele quem realiza as tarefas de rotina diariamente em um hospital, ações que foram programadas pelos enfermeiros. Mas vale ressaltar que somente a pessoa que tem a qualificação no curso técnico poderá exercer esse tipo de função, e nenhuma outra.

 

UM NOVO INÍCIO

Em Maracanaú, a Escola Estadual de Ensino Profissional Maria Carmem Vieira Moreira abriu as portas neste ano. Inaugurada em março de 2011 com verba do Ministério da Educação, para ser construída dentro do padrão exigido pelo governo federal, a escola ainda dá os primeiros passos, mas já mostra bons resultados.

De acordo com a diretora Gláucia, apesar de ser cedo para avaliar a mudança de comportamento, os alunos já se mostram bem interessados. “A gente vê os alunos chegarem aqui e estarem comprometidos com o dia a dia da escola”.

Segundo Glaucia, há desafios a serem vencidos, afinal, não é só a estrutura que vai impactar positivamente os alunos. “Não é fácil conciliar a educação profissional com a educação mais tradicional. Não é da noite para o dia que vamos chegar com uma fórmula pronta, e mostrar aos alunos e dizer que nenhum deles se preocupe mais. A gente vem conciliando esse trabalho, principalmente porque não queremos prepará-los apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida e para a vida acadêmica, porque não?”

Para trabalhar essas mudanças, a professora diz que há uma necessidade de incutir nos alunos essa nova modalidade de ensino, para que eles compreendam as mudanças que estão por vir. “A gente começa com a mudança de postura nas atitudes. De ter uma disciplina dentro da sala de aula, de um horário para o estudo, onde a gente coloca professores para fazer a orientação dos alunos. Trabalho que é reconhecido pelos estudantes. Alisson Vieira é aluno do colégio, e diz que o trabalho na escola é diferente. “Aqui nós somos cobrados, mas temos apoio de todos os professores. Com certeza a nossa forma de pensar sobre o que aprendemos já é diferente do que no ano passado. E a tendência é mudar ainda mais. Graças aos professores”, afirma Alisson.

 

O artigo acima foi retirada do "Diário do Nordeste"


 

AUXILIAR E TÉCNICO DE ENFERMAGEM

 

 

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

 igDESCRIÇÃO DA PROFISSÃO Presta serviços de assistência de enfermagem em programas de proteção, recuperação e reabilitação da saúde. Executa atividades de apoio tais como: preparo e esterilização de material para exames, tratamentos, intervenções cirúrgicas e atendimento obstétrico. Faz curativos e cuida da higiene dos pacientes.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL Hospitais, Clínicas Particulares, Postos de Saúde, Atendimento domiciliar, Casas de Repouso.

 


 

 

TÉCNICO EM ENFERMAGEM

 

hDESCRIÇÃO DA PROFISSÃO O Técnico em Enfermagem, além de exercer todas as funções do Auxiliar em Enfermagem, estará apto a atuar em setores críticos, tais como UTI, centros cirúrgicos, urgências e emergências, entre outros.

Este profissional da saúde pode atuar na área da medicina preventiva, diagnóstica e curativa. Compõe a equipe de saúde junto ao enfermeiro, auxiliando-o diretamente nas ações com o paciente e com a equipe de enfermagem.

 

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O Técnico em Enfermagem pode atuar em:

-Clínicas médicas;

-Hospitais e ambulatórios;

-Clínicas e centros de diagnóstico por imagem;

-Laboratórios de análises clínicas e banco de sangue;

-Centro de recuperação de dependentes químicos;

-Postos de saúde;

-Indústrias, centros e clínicas geriátricas;

-Empresas de resgate aéreo e terrestre;

-Escolas, creches e centros de recreação infantil;

-Clínicas psiquiátricas, dermatologia e estética;

-Centros de medicina alternativa;

-Serviços de Enfermagem Domiciliar (Home Care).

Além de UTI, centros cirúrgicos, urgências e emergências, entre outros.